Jesuína nasceu em 24 de Janeiro de 1920 na Zona Rural de Lavras. Foi Batizada em 24 de Março de 1920, filha legítima de Olímpio Antônio Villas Bôas e de Celina de Paula Villas Bôas, foram padrinhos, José Villas Bôas e Franscica de Paula Villas Bôas.
Cresceu na Zona Rural do Fonseca até se casar com João José Pereira em 12 de Junho de 1937 na cidade de Lavras. Após se casar aos 17 anos de idade mudou-se para outro Sítio, Sítio do Melo, onde viveu nesse Sítio até o ano de 1973 (durante 36 anos) e criou os 4 filhos: Maria Aparecida, Elza, Paulo (Tininho) e Hélia. Em 1972, após a sua filha mais nova Hélia se casar com Sebastião Batista Vilas Bôas e se mudarem para a cidade, o casal Jesuína e João José também se mudaram para a cidade para ficarmos mais próximo da filha.
Jesuína faleceu em 1991 na cidade de Lavras e João José Pereira faleceu 5 anos após o falecimento de Jesuína.
Jesuína era conhecida pelos amigos e parentes pelo apelido de Nita. Tinha uma personalidade de mulher forte e de atitudes. Já o marido, mais conhecido por Joãozinho pelos amigos e parentes, era uma pessoa calma e tranquila. Joãozinho perdeu a mãe muito cedo, ainda nos primeiros anos de sua infância e o pai no início de sua adolescência. Foi criado por uma Tia e estudou por alguns anos quando ainda era solteiro em um seminário de padres na cidade de Nazareno. Joãozinho nasceu na cidade de Itutinga em 1906, e faleceu em 1996 na cidade de Lavras.
O casal Jesuína e João José são Avôs materno da autora do Blog - Renata N. Vilas Bôas.
Na foto abaixo, Jesuína e João José recém-casados.