sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Minibiografia de Jesuína Olympia Villas Bôas (5° geração de João de Abreu Villas Bôas)

Jesuína nasceu em 24 de Janeiro de 1920 na Zona Rural de Lavras. Foi Batizada em 24 de Março de 1920, filha legítima de Olímpio Antônio Villas Bôas e de Celina de Paula Villas Bôas, foram padrinhos, José Villas Bôas e Franscica de Paula Villas Bôas. 

Cresceu na Zona Rural do Fonseca até se casar com João José Pereira em 12 de Junho de 1937 na cidade de Lavras. Após se casar aos 17 anos de idade mudou-se para outro Sítio, Sítio do Melo, onde viveu nesse Sítio até o ano de 1973 (durante 36 anos) e criou os 4 filhos: Maria Aparecida, Elza, Paulo (Tininho) e Hélia. Em 1972, após a sua filha mais nova Hélia se casar com Sebastião Batista Vilas Bôas e se mudarem para a cidade, o casal Jesuína e João José também se mudaram para a cidade para ficarmos mais próximo da filha.

Jesuína faleceu em 1991 na cidade de Lavras e João José Pereira faleceu 5 anos após o falecimento de Jesuína.

Jesuína era conhecida pelos amigos e parentes pelo apelido de Nita. Tinha uma personalidade de mulher forte e de atitudes. Já o marido, mais conhecido por Joãozinho pelos amigos e parentes, era uma pessoa calma e tranquila. Joãozinho perdeu a mãe muito cedo, ainda nos primeiros anos de sua infância e o pai no início de sua adolescência. Foi criado por uma Tia e estudou por alguns anos quando ainda era solteiro em um seminário de padres na cidade de Nazareno. Joãozinho nasceu na cidade de Itutinga em 1906, e faleceu em 1996 na cidade de Lavras.

O casal Jesuína e João José são Avôs materno da autora do Blog - Renata N. Vilas Bôas.

Na foto abaixo, Jesuína e João José recém-casados. 




Fonte: Genealogia da Família Villas Bôas, <http://www.genealogia.villasboas.nom.br/>.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Minibiografia de João de Abreu Villas Bôas

João de Abreu Villas Bôas, nasceu em torno de 1738 em São Lourenço do Mato em Portugal, atualmente São Lourenço do Mato fica no concelho de Ponte Lima, distrito de Viana do Castelo. Filho legítimo de Antonio de Abreu e de Tereza da Costa. João de Abreu veio para o Brasil em meados de 1760, na época do ouro em Minas Gerais, onde adquiriu a Fazenda O Cortume na cidade de São João Del Rey e casou-se com Josefa Maria do Carmo na Capela de São Miguel do Cajurú, filial da Piedade da Borda do Campo. Josefa era filha legítima de Bento Rebelo de Carvalho e de Maria Tereza de Jesus.

João de Abreu e Josefa tiveram 9 filhos: Maria Francisca de Jesus, João da Costa Lourenço, Manoel Joaquim Villas Bôas, Antônio Joaquim Villas Bôas, José Pedro Villas Bôas, Francisco Antônio Villas Bôas, Francisca Maria de Jesus, Rita Maria Villas Bôas e Joaquim dos Santos Villas Bôas.

João de Abreu faleceu em 22 de Abril em 1803 na cidade de São João Del Rey. Deixando de herança 10 escravos, metade da fazenda O Cortume que se compunha de campos e capoeiras, casas de vivenda e cozinha coberta de telha monjolo, paiol e senzalas de capim. Cuja metade foi avaliada na quantia de seiscentos mil réis 600$000.

João de Abreu Villas Bôas é o 6°Vô da autora do Blog - Renata N. Vilas Bôas.

Fonte: Genealogia da Família Villas Bôas, <http://www.genealogia.villasboas.nom.br/>.